CONCURSO PM TO: GOVERNADOR ANUNCIA QUE CEBRASPE SERÁ BANCA

 

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou o Cebraspe como BANCA organizadora do próximo concurso PM TO, da Polícia Militar do Tocantins. O anúncio foi feito nas redes sociais, em ocasião do Dia do Soldado, comemorado no dia 25/08.

 

Para que o certame não seja cancelado como em 2018, Carlesse afirmou que o concurso terá de ser bem feito desta vez.

 

A assessoria de imprensa da Polícia Militar do Tocantins, por meio do major Cleber Levy, já havia reforçado que a idade máxima permitida, já no ato de inscrição para ingresso na corporação, agora é de 32 anos.

 

Além disso, esclareceu que o processo para a devolução da taxa de inscrição do último certame ainda não havia sido iniciado, já que a instituição aguarda as listas da empresa que estava responsável pela organização.

 

Ao todo, o certame ofertará 1.000 oportunidades para o cargo de soldado, de nível médio, sendo 950 para soldado e 50 para soldado músico. Das 950 vagas previstas, 95 (10%) serão destinadas a candidatas do sexo feminino.

 

Vale lembrar que não há previsão para o concurso PM TO para o cargo de Oficial.

 

SITUAÇÃO ATUAL DO CONCURSO PM TO

 

O concurso PM TO está cada vez mais próximo de ocorrer, já que o Cebraspe foi escolhido como BANCA organizadora do próximo certame da instituição. O anúncio foi realizado pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, por meio das redes sociais.

 

Recentemente, o major Cleber Levy já havia revelado algumas novidades do novo concurso. Confira no vídeo a seguir:

 

 

CONCURSO PM TO SERÁ PARA AMBOS OS SEXOS

 

Autorizado desde outubro de 2019, o concurso da Polícia Militar do Tocantins será para ambos os sexos. Serão oferecidas mil vagas para o cargo de soldado.

 

Para concorrer, será preciso ter o nível médio completo, idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

 

O concurso foi anunciado pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, durante uma solenidade comemorativa dos 30 anos da Polícia Militar na Assembleia Legislativa.

 

Na época, a corporação informou que já havia um aval dado pelo governador Mauro Carlesse. A expectativa é de que o próximo edital seja divulgado ainda este ano, com a mesma estrutura do anterior, que foi cancelado. 

 

CONCURSO PM TO 2018 FOI ANULADO

 

O último concurso PM TO foi anulado em 2019, após denúncias de irregularidades nas provas. Com o cancelamento do contrato com a AOCP, banca da época, a Polícia Militar anunciou, ainda no ano passado, que realizaria uma nova seleção.

 

As mais de 80 mil inscrições homologadas para o concurso de 2018, no entanto, não serão reaproveitadas. O edital cancelado contava com 1.040 vagas, sendo mil para soldado e 40 para o cargo de cadete I (oficial). 

 

O concurso PM TO seria composto por até cinco etapas, sendo elas: provas objetivas e dissertativas; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica; e investigação social. 

 

Apenas os primeiros exames chegaram a ser aplicados e podem ser usados como base para os estudos do próximo edital. A primeira fase de 2018 foi composta por uma prova objetiva, com 60 questões divididas pelas seguintes disciplinas: 

 

Seta Curva PNG - Imagens PNG Seta - Vetores e Arquivos Seta PNGLíngua Portuguesa (20 questões);

Seta Curva PNG - Imagens PNG Seta - Vetores e Arquivos Seta PNGRaciocínio Lógico e Matemático (cinco);

Seta Curva PNG - Imagens PNG Seta - Vetores e Arquivos Seta PNGAtualidades e Conhecimentos Regionais (dez);

Seta Curva PNG - Imagens PNG Seta - Vetores e Arquivos Seta PNGNoções de Direito (dez);

Seta Curva PNG - Imagens PNG Seta - Vetores e Arquivos Seta PNGNoções de Informática (cinco); e

Seta Curva PNG - Imagens PNG Seta - Vetores e Arquivos Seta PNGNormas Pertinentes à PM TO (dez).

 

RESUMO DO CONCURSO PM TO

 

Como se usa o ponto - 7 passosÓrgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins

Como se usa o ponto - 7 passosBanca: Cebraspe

Como se usa o ponto - 7 passosCargo: soldado

Como se usa o ponto - 7 passosRequisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

Como se usa o ponto - 7 passosVagas: mil

Como se usa o ponto - 7 passosStatus: autorizado

Como se usa o ponto - 7 passosEdital 2018: clique aqui

 

Fonte:https://folhadirigida.com.br/concursos/pm-to-mig/pm-to-20192020-soldado/noticias